quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NETIQUETA

Quando comunicamos via internet não nos devemos esquecer que o devemos fazer com algumas regras, tal como o fazemos quando comunicamos cara-a-cara.
Aqui deixo algumas sugestões para que leiam e reflitam... talvez assim não tenha de eliminar futuros comentários do nosso blogue!
  • Respeita para ser respeitado e trata os outros como gostarias de ser tratado. Lembra-te que dialogar com alguém através do computador, não faz com que sejamos imunes às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, estás a conversar com uma pessoa como tu. Não digas a essa pessoa o que tu não gostarias de ouvir.
  • Nunca respondas com palavrões, mesmo que sejam grosseiros contigo. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles. Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignora-o.
  • Evita ser arrogante ou inconveniente.
  • Não copies textos de sites ou qualquer outra fonte que possua conteúdo protegido por registo e que não permita cópias e sempre, mesmo com autorização de cópia, cita as fontes quando as utilizares.
  • Enquanto estiveres numa conversa em programas de mensagem instantânea, nunca interrompas o assunto tratado pela outra pessoa, isso é extremamente desagradável. Se a pessoa enviar uma mensagem e tu enviares outra completamente diferente, ela ficará sem saber se leste ou ignoraste a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreve algo para confirmar que leste a mensagem.
  • Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantânea, evita ao máximo usar emoticons (símbolos que transmitem emoções) de letras, palavras e coisas do género, isso torna a leitura das mensagens muito difícil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar para que esses emoticons sejam carregados e à irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoções, e não palavras, procura usá-los fora das mensagens escritas.
  • Ao encaminhares um e-mail que recebeste, por exemplo, os típicos e-mails humorísticos, remove os e-mails das outras pessoas presentes na mensagem. Procura escrever os teus destinatários no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Estes campos escondem os endereços dos destinatários. Todos irão receber a mensagem, mas ninguém para além de ti saberá quem mais a recebeu, assim evitas que outros "roubem" os endereços dos teus conhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário